Hélder Guido, coordenador do Pedal da Vila, já pedalava e fazia trabalho voluntário como "batedor" nos grupos Amigos de Bike e Pedalada da Noite (já fica aqui o agradecimento especial a esses dois grupos maravilhosos, o Pedal da Vila é fruto de vocês), o que inspirou a passar um pouco de sua experiência no ciclismo a dois amigos: Leonardo Mascarenhas e Walter Andrade. 

 

Os dois novatos, ainda sem preparo adequado para acompanhar os grupos, precisavam de mais condicionamento, daí surgiu a idéia de treiná-los às segundas-feiras. Assim aconteceu o primeiro Pedal da Vila, também conhecido como PV, em 14/04/2014.

 

Sem imaginar o rápido crescimento do grupo, mas com o pensamento firme na segurança dos iniciantes, Hélder criou o primeiro roteiro do PV, já considerado um clássico: Vila Laura – Barra. Após saírem da concentração, encontraram um ciclista (até então desconhecido) retornando da faculdade. Era Jean Rosa, também morador do bairro. Vindo de uma família de ciclistas, Jean abraçou da ideia e fez todo o percurso com o pessoal, passando a participar ativamente dos pedais. 

 

Essa foi a história do nosso primeiro Pedal da Vila (fotos abaixo)

De 14/04/2014 até os dias atuais, muita coisa mudou...



O grupo cresceu e muita gente bacana começou a participar dos pedais. O Pedal da Vila se tornou mais uma boa opção para os ciclistas da cidade. A organização, o comprometimento com a segurança e a seriedade impulsionaram esse crescimento. 

 

Com toda essa evolução, o grupo precisou realizar algumas mudanças para acompanhar a escalada: coletes personalizados, rádios comunicadores, equipe de Batedores em diversas posições específicas, kit primeiros socorros...estamos em constante atualização, buscando novas formas de gerir os pedais em harmonia com todos os integrantes do trânsito, pelas ruas da capital baiana.
 

O que fica claro é que são as pessoas que tornam o grupo tão especial, cada um com sua peculiaridade, energia e imensa vontade de pedalar. Basta chegar no local de concentração para se contagiar e envolver pelo clima de amizade e de alegria dos ciclistas.

 

O PV se consolidou como uma grande família e dele já nasceram diversos grupos que pedalam pela cidade afora.



Venha girar conosco e ajudar a escrever essa história!!!